sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mais um balde de água fria

No dia 8 de Maio dirigi-me à Junta de Freguesia do ... para realizar questionários aos fregueses, pois boa parte de quem aí se desloca fá-lo por se encontar desempregado (essas visitas fazem-se quinzenalmente, ao abrigo da lei vigente). Pensei, mais uma vez, que seria um local privilegiado para fazer os mesmos, mas puro engano!...Primeiro foi necessário preencher um requerimento, dirigido ao Presidente da Junta, a solicitar autorização para distribuição dos mesmos (esta chegou passado dois dias, o que perante os nossos padrões foi muito rápido).

Deixei então os ditos questionários que foram colocados, pela solícita funcionária, no balcão de atendimento  para que estivessem facilmente acessíveis. Esta comprometeu-se a fazer a divulgação e guardar os que fossem preenchidos até à minha próxima visita.

Hoje, e 10 dias depois, voltei na expectativa de ter um elevado número de respostas. Mas, para minha surpresa ou não, nem um questionário tinha sido preenchido!...e seguramente não é por falta de desempregados, pois disseram-me que em 2011 registaram 14.000 apresentações. Basta fazer as contas (já dizia...); sabendo que as apresentações são quinzenais e partindo do pressuposto que todas as pessoas se mantiveram desempregadas durante o ano (o que concerteza não é verdade, e como tal o número real será superior) cada uma realizou nesse período 24 visitas. Ou seja, dividindo o nº total de comparências por 24 (visitas/desempregado), chegamos a 583 desempregados. Assumindo que apenas 25% do total fizeram a sua apresentação na última semana ainda temos 145 desempregados. Como se explica que nenhum tenha manifestado interesse em preencher o questionário?!... Será descrença ou comodismo de quem deixou de ver a luz ao fundo do túnel?!...




Sem comentários:

Enviar um comentário