quinta-feira, 31 de maio de 2012

As reuniões prosseguem a bom ritmo

Hoje ,pela manhã, fomos gentilmente recebidos pelo Director Corporativo de RH de um dos maiores grupos nacionais, na área marítimo-portuária. Falamos de um grupo cujo início remonta aos anos trinta do século passado e que tem crescido ao longo das décadas de forma sustentada, não só através de aquisições e fusões, mas também estabelecendo parcerias com os seus mais directos concorrentes.
Com operações em vários mercados, nomeadamente em diferentes Países da CPLP, foi importante perceber quais as formas utilizadas para a pesquisa de candidatos, assim como as dificuldades sentidas quando pretendem contratar profissionais qualificados. Não esquecendo as idiossincrasias de cada mercado.
Sendo Portugal um País com enorme tradição marítima é surpreendente que existam funções para as quais não temos profissionais especializados, e que se torne  particularmente difícil preencher postos de cariz técnico . É incompreensível o facto de não ter sido feita uma aposta na formação de técnicos certificados e que, ainda hoje, as empresas tenham de enviar os seus colaboradores a outros Países para que lhes seja ministrada a formação adequada (devidamente certificada, como decorre da lei vigente). Enfim!... ainda há um longo caminho a percorrer.
No final de mais uma reunião, em que muito aprendemos, verificámos com agrado o interesse suscitado pelo nosso projecto.



Sem comentários:

Enviar um comentário