Nos 8 Bootcamps do Energia de Portugal, vamos transformar a ideia, num modelo de negócio viável, usando a metodologia Faststart.
No nosso blog pode acompanhar o desenvolvimento do modelo, e a validação de um conjunto de pressupostos que precisam de estar confirmados antes de a empresa chegar ao mercado.
A metodologia Faststart e a organização do Bootcamp é da responsabilidade da Fábrica Startups SA.
Dicas para apresentar a Ideia em 30 segundos num Pitch
Aprenda a apresentar o seu projeto - com sucesso - a quem precisar:
fornecedores, investidores, colaboradores e clientes. Nuno Silva, professor da
Universidade de Lisboa, explica o essencial de um pitch.
Foque-se no fator diferenciador: Pode ser a equipa, a
patente, a marca ou a organização. O pitch deve sempre partir desse
elemento-chave que a equipa consegue reclamar como seu, como exclusivo.
Evite palavras qualificativas: "excelência",
"inovação" são opiniões mas não refletem o seu projeto, não são
factos. O pitch deve ser factual e indesmentível.
Guarde surpresas: deixe fora do pitch aquelas respostas a
perguntas que são inevitáveis e que farão brilhar ainda mais o seu projeto. As
perguntas são - também - informação. As respostas podem ser opções e ajudam a
equipa a preparar-se. Deixe de fora alguns elementos - propositadamente - e
aplique-se na resposta, que suscitará interesse.
Adapte-o à audiência: não faça o mesmo pitch a um business
angel e a um futuro colaborador. São pitchs diferentes. Se a audiência for
surpresa prepare o pitch com base no tal fator diferenciador.
O projeto é um ser vivo: não deve ser pitch durante três,
cinco ou dez anos. Mas não tenha medo de alterar o projeto. Ele é um ser vivo e
está em constante formação.
Termine com um pedido de ação: tem um prazo - "eu
preciso deste recurso, por este motivo, até esta data", explica o
especialista.
Fonte : Consegue explicar o seu negócio em 30 segundos | 09/05/2012 | Dinheiro Vivo
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